13 de mar. de 2011

Escolhas


Escolhas são determinantes para a construção de uma personalidade, sejam boas ou ruins elas definem muitos rumos a serem tomados na vida. Quando se está prestes a tomar uma decisão há uma escolha a se fazer não é? Vivemos tomados por escolhas, tantas que nos oprimem e nem percebemos, e as vezes a falta de tato é tamanha a ponto de nos indagarmos sobre porque estamos vivenciando tais situações, como dores, sofrimentos, dúvidas, incertezas, angústias... Somos frutos de escolhas e vivemos num mundo onde tantas são feitas sem ao menos existir a preocupação com os seus resultados. Afinal todos enchemos a boca para falar: " toda ação gera uma reação" e é aí que não percebemos a grande falha, pois colocamos tal princípio para as ações, mas esquecemos que as escolhas também são ações. A situação se tornou preocupante após as pessoas passarem a perceber os resultados de suas ações, afinal, porque todos estão olhando para o mundo, preocupados com o aquecimento global, com a fome e a miséria, e com todos os outros problemas sociais? Isso só ocorreu após sentirem na pele os possíveis resultados de suas ações, o homem age, o mundo reage, mas isso todo mundo já sabia, o que falta é sensibilidade para não remediarmos, mas sim prevenirmos. É necessário que passemos a perceber que tudo está interligado, tudo conectado, não há tanta independência como se diz, se alguém vive na pobreza exacerbada, os ricos estão sendo alvos da criminalidade cruel, da violência que aparenta ser desumana, mas a desigualdade não é também desumana?

Como já dizia Renato Russo: " É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, A VERDADE NÃO HÁ".

O desejo é que as escolhas sejam bem feitas, que tenhamos a noção de que somos resultados de escolhas, sejam elas feitas por nós ou pelos outros a quem recorremos.

Não despreze para não ser desprezado, não julgue para não ser julgado, não humilhe para não ser humilhado. Sejamos mais humanos e menos mesquinhos, mais homens e menos máquinas.

Um comentário:

  1. Muito inteligente esse texto, se realmente todos os seres pensassem assim, muita coisa nessa vida seria evitada!

    ResponderExcluir